Retocolite ulcerativa idiopáticaA retocolite ulcerativa é uma doença idiopática caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acomete predominantemente a camada mucosa do cólon. A doença sempre afeta o reto e também variáveis porções proximais do cólon, em geral de forma contínua, ou seja, sem áreas de mucosa normais entre as porções afetadas.
Doença de CrohnA doença de Crohn é uma doença crônica, de carater inflamatória. Os dois principais locais de acometimento da doença de Crohn são o íleo (que corresponde à última porção do intestino fino), e no cólon (intestino grosso). A condição começa como um pequeno, microscópico ninho de inflamação no revestimento intestinal que persiste e pode progredir para uma úlcera e a parede do intestino tornar-se espessa. Eventualmente, o intestino pode tornar-se estreitado ou obstruído e a cirurgia pode ser necessária.
Varizes de EsôfagoEm alguns pacientes com hipertensão porta, o aumento anormal da pressão na veia porta e em suas tributárias é causada por cirrose hepática, uma doença caracterizada por destruição progressiva das células do parênquima hepático e substituição delas por tecido fibroso.
Doença DiverticularDivertículo é uma cavidade em forma de dedo ou bolsa que se forma na parede dum órgão oco. Os divertículos podem existir no cólon, no esófago, no duodeno e, mais raramente, no intestino delgado e no estômago.
HemorróidasHemorróida é uma estrutura anatômica normal do conjunto dos plexos venosos anorretais, que são responsáveis por proteger o canal anal, ajudar a manter a continência fecal e realizar drenagem venosa da região. Chamamos de doença hemorroidária a dilatação dessas veias, acompanhadas ou não de inflamação, hemorragia ou trombose das mesmas.