Colonoscopia

O que é o exame de colonoscopia?


A colonoscopia consiste na introdução, pelo ânus, de um tubo flexível que permite a visão direta do interior destes segmentos intestinais, com imagem ampliada e de alta definição. É um meio seguro e adequado para o diagnóstico e, eventualmente, tratamento das doenças do reto, do cólon e do íleo terminal. É realizada em Clínicas Especializadas ou em Setor de Endoscopia Hospitalar, com o mínimo de desconforto para o paciente pela administração de medicações analgésicas através da veia durante exame. Antes do exame o intestino grosso deve ser limpo para que nenhum resíduo fecal fique no seu interior.


Como é realizado a colonoscopia?


O exame completo do cólon é realizado durante a retirada do aparelho (colonoscópio), mas para chegar no ceco ou íleo terminal, algumas manobras são necessárias. Com o paciente deitado sobre o ombro esquerdo, a região perianal e anal é examinada, segue-se o toque retal para relaxar o canal anal e afastar lesões estenosantes que podem impedir o início do exame. A ponta do colonoscópio lubrificada é delicadamente introduzida no canal anal. O reto é visualizado e ultrapassado geralmente sem dificuldade. O sigmóide pode apresentar certa dificuldade na transição retossigmoidiana. O cólon descendente normalmente é examinado facilmente e identificado pelo aspecto tubular com menos angulações. O ângulo esplênico é ultrapassado mantendo-se o aparelho retificado e rodando-o para a esquerda. O cólon transverso (aspecto triangular) normalmente é vencido com facilidade. O ângulo hepático é usualmente vencido pela angulação aguda da ponta do colonoscópio juntamente com certa tração e rotação para direita alcançando o cólon ascendente e chegando por fim ao ceco (fundo cego, orifício apendicular e válvula ileocecal). A identificação do ceco é que assegura um exame completo.


Vou sentir dor durante a realização da colonoscopia?


Você realizará um exame seguro e confiável, para tanto, serão administradas medicações analgésicas e sedativas através da veia durante o procedimento. O objetivo é diminuir a ansiedade e o desconforto, facilitando a realização do exame, sendo importante que você mantenha a resposta ao comando verbal para auxiliar a realização do exame. Utiliza-se a associação de medicamentos com tempo de ação curto e maior efeito amnésico. A oxigenoterapia é rotineiramente utilizada para diminuir o risco de hipoxemia .


A colonoscopia é geralmente indicada nas seguintes circunstâncias:


Na investigação de Síndrome do intestino irritável ou dor abdominal quando estável ou crônica. Acompanhamento de uma anormalidade no enema opaco ou outro estudo de imagem como o ultrassom abdominal e a tomografia computadorizada. Presença de sangue oculto positivo nas fezes. Anemia ferropriva de causa desconhecida. Rastreamento e monitoramento para neoplasia do cólon.Adenocarcinoma metastático de sítio primário desconhecido. Sangramento do trato gastrointestinal alto ou melena de origem desconhecida. Rastreamento para pacientes assintomáticos com idade de risco para neoplasia colônica. Seguimento adequado para pesquisa de pólipo neoplásico ou câncer precoce após a cirurgia curativa do câncer.Em pacientes com Retocolite Ulcerativa ou Doença de Crohn de oito ou mais anos de duração, colonoscopia de um a dois anos com biópsias seriadas. Doença inflamatória intestinal crônica, quando o diagnóstico mais preciso ou a determinação da extensão da atividade da doença influenciar no tratamento. Diarréia clinicamente significativa de origem desconhecida. Identificação pré-operatória ou intraoperatória de lesão não aparente na cirurgia (local de pólipo, câncer e sangramento). Retirada de corpo estranho. Ressecção de pólipo colônico

Voltar
Nossos Convênios
GastroMed Garanhuns

Gastromed Garanhuns

Av. Gonçalves Maia, 144

Heliópolis - Garanhuns-PE

87 3762-0809

87 9 9649 8046 TIM (WhatsApp)

87 9 8139 7900 VIVO

© Copyright 2019 - GastroMed Garanhuns - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium