Equipe Bariátrica Multidisciplinar

São especialistas de diversas áreas totalmente focados no tratamento da obesidade de forma integrada e objetiva.

A Gastromed Garanhuns conta com uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões bariátricos e metabólicos, gastroenterologista, anestesista, psicóloga e nutricionista.


São especialistas de diversas áreas totalmente focados no tratamento da obesidade de forma integrada, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes.


O Papel da Nutricionista na Cirurgia Bariátrica


Enfatizar o papel da alimentação saudável, equilibrada e adequada e sua importância nos procedimentos cirúrgicos no que se refere à cicatrização, imunidade, coagulação sanguínea, entre outros.


Orientar sobre o impacto da cirurgia em relação ao estado nutricional em curto, médio e longo prazo, reforçando a importância do monitoramento nutricional.


A evolução da dieta nas diversas fases da cirurgia, detalhando suas implicações, assim como as particularidades de acordo com a técnica cirúrgica.


Orientações quanto ao uso do complexo vitamínico-mineral ao longo da vida, além de analisar os casos em que há necessidade de recomendações de macro e micronutrientes específicos.


Orientar quanto ao estilo de vida saudável, enfatizando a importância da participação e responsabilidade do paciente nas mudanças dos hábitos alimentares e na prática de atividades físicas, considerando metas realistas, assim como o contexto familiar e o modo de vida de cada um.


Abordar sobre os padrões alimentares (preparações hipercalóricas, hiperglicídicas e o volume das refeições) bem como horários – o jejum prolongado e suas consequências.


Compreender as mudanças no trato gastrintestinal, e, portanto, a importância da mastigação e deglutição completas e suas implicações. Nesse contexto, preparações de fácil digestão e menos fermentativas devem ser priorizadas, além de orientações dietéticas laxantes ou constipantes, hiperídricas e suplementação de módulos industrializados, de acordo com cada necessidade.


A perda de peso adequada a sua manutenção após dois anos seguintes à cirurgia, a reversão ou controle de comorbidades, a prevenção e o controle de déficits nutricionais estão relacionados com modificações básicas de estilo de vida.


A mudança no comportamento alimentar é imprescindível para garantir o sucesso cirúrgico, já que o padrão inadequado é uma das causas para o ganho ponderal após a cirurgia


Psicologia e Cirurgia Bariátrica


O tratamento da obesidade com a cirurgia bariátrica deve ser acompanhado com uma adaptação do paciente em sua nova forma de vida. Nesse momento, a psicologia ajuda o paciente a refletir sobre sua nova personalidade para que a adaptação seja a melhor possível. Antes mesmo que ocorra o procedimento cirúrgico, o paciente deve ser submetido a uma avaliação psicológica, pois se for verificada uma psicopatologia grave ou dificuldades em entender o processo que será feito, a cirurgia bariátrica pode ser contraindicada.


O período após a cirurgia é considerado pelos pacientes como o mais difícil, devido ao desconforto e falta de adaptação. Após o procedimento, o psicólogo deve acompanhar o paciente no intuito de auxiliá-lo nessa nova fase, pois ele terá que lidar com uma nova aparência, as dificuldades do pós-operatório e as limitações alimentares. É importante que ele entenda que as restrições não são um impedimento a sua liberdade.

Voltar
Nossos Convênios
GastroMed Garanhuns

Gastromed Garanhuns

Av. Gonçalves Maia, 144

Heliópolis - Garanhuns-PE

87 3762-0809

87 9 9649 8046 TIM (WhatsApp)

87 9 8139 7900 VIVO

© Copyright 2019 - GastroMed Garanhuns - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium