Pós-operatório bariátrica

Pós-operatório da cirurgia bariátrica

Pós-Operatório Imediato


Ao término da cirurgia, o paciente encontra-se totalmente acordado, falando e respirando espontaneamente. O anestesista libera o paciente da sala de cirurgia somente quando totalmente recuperado da anestesia. Encaminhamos o paciente para o quarto na imensa maioria das vezes. Utilizamos o CTI apenas para pacientes graves que necessitarem monitorização e acompanhamento médico no período.  Por algumas horas do pós operatório imediato é mantida uma máscara de oxigênio para enriquecer os níveis sanguíneos necessário para recuperação anestésica. O leito é mantido com a cabeceira elevada para favorecer a respiração, porém o paciente pode e até mesmo deve movimentar-se ativamente procurando uma posição o mais confortável possível durante o período. Cabe também ressaltar que além das medicações de rotina como antibiótico, analgésicos, anti-eméticos, também estão prescritas medicações de reserva para dor e náuseas, devendo ser solicitados sempre que necessário para garantir um pós-operatório confortável. Após 4 a 6 horas da chegada ao quarto, é permitindo que o paciente levante e caminhe, o que é extremamente necessário para sua recuperação e prevenção de complicações. Você começa a alimentar-se no dia seguinte da operação, com apenas líquidos ralos, e de 15/15 minutos. Nos primeiros 15 dias, sua ingestão será apenas de líquidos. Instruções mais detalhadas e completas serão dadas por ocasião de sua consulta com a nutricionista e na hora da alta hospitalar.     


Durante toda sua estadia no hospital são realizadas visitas pelo cirurgião ou eventualmente por algum membro da equipe cirúrgica, e em alguns casos também pelo clínico da equipe.


Pós-operatório Tardio


O acompanhamento multidisciplinar pós-operatório é fundamental para o sucesso do procedimento e um “emagrecimento saudável”. Carinhosamente dizemos que os pacientes operados pela nossa equipe entram de fato para nossa família, ou seja, sempre estaremos juntos.  A cirurgia bariátrica promove uma restrição ao volume de alimentos ingeridos e uma má absorção, ou seja, alguns nutrientes passam a ter dificuldade de serem absorvidos e por este motivo, logo após 30 dias de operado é iniciado a reposição do complexo de vitaminas. Mesmo os pacientes que fizeram a técnica do SLEEVE utilizam o polivitamínico inicialmente. A dieta orientada pela nutricionista, além do objetivo de emagrecimento, também se destina a minimizar as necessidades de reposições. O acompanhamento com toda equipe: cirurgião, nutricionista, e muitas vezes com o psicóloga é extremamente necessário, principalmente dentro dos primeiros dois anos de pós-operatório, quando a velocidade de perda de peso é maior e quando o paciente deve ser monitorado, evitando o aparecimento de qualquer problema. Neste período tentamos organizar um fluxo de consultas com a equipe para facilitar ao máximo a vida do paciente, aumentando a adesão ao acompanhamento a longo prazo. Este acompanhamento é tão importante, que criamos uma sequência de consultas simples e na maioria das vezes conjuntas para aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento. Podemos resumir o período em uma palavra “ RESULTADO”. Foi provado que a maioria dos casos de reganho de peso são devidos ao pós-operatório inadequado.                            


Enfim, o desejo da equipe é que o paciente tenha um pós-operatório tranquilo, saudável, que compartilhe conosco as vitórias em relação a melhora nas doenças associadas a obesidade e na qualidade de vida. Esperamos que você aprenda utilizar a sua cirurgia e formular sua dieta e sua atividade física para manter o controle do peso e suas vitórias no futuro. Queremos que sua vida aos poucos volte muito próximo ao normal, obviamente reeducado, com novos hábitos e atitudes, e conte sempre com a sua nova família – a nossa equipe!


Orientações importantes para o retorno ao lar:


 Após a alta hospitalar não há mais a necessidade de curativos, as pequenas feridas operatórias são lavadas durante o banho com água e sabão, deixadas descobertas de curativos até a retirada dos pontos mais ou menos 15 dias de pós-operatório.


 O paciente não deve ficar acamado ao chegar na sua residência. Como dito anteriormente, a mobilização frequente e o caminhar são nossos maiores aliados na recuperação e prevenção de complicações. Tarefas simples do lar, subir escadas, cozinhar estão autorizadas desde que o paciente se sinta bem e seguro para tal atividade. Porém devemos lembrar que neste período você está se recuperando de uma cirurgia de grande porte, com alimentação restrita e algumas vezes deve estar sentindo-se pouco cansado, e neste caso não deva forçar qualquer atividade.


 Após 30 dias o paciente poderá retornar a sua vida ao normal em todos os aspectos, trabalho, estudo, afazeres habituais e também iniciar atividade física. As atividades aeróbicas como caminhadas, natação, hidroginástica, esteira, bicicleta são as mais indicadas.


 A alimentação da primeira semana é fornecida ao paciente e devidamente explicada na consulta com a nutricionista que antecede sua cirurgia. O motivo da dieta em pequenos volumes, rala e com frequência de 15 em 15 minutos é permitir a alta hospitalar precoce do paciente. Devemos lembrar que seu novo estômago está cicatrizando e não podemos exceder o volume ou a consistência do alimento. É importante cada paciente respeitar e perceber sua tolerabilidade. Logo após a primeira semana de pós-operatório é feita uma nova consulta com a nutricionista, e nesta ocasião é evoluída a dieta, chegando por volta de 15 dias o início da dieta pastosa e sólida.


• Lembre-se: Você terá acesso a toda equipe desde o pré-operatório, e mesmo em casa, você estará amparada por toda equipe. Nunca pense duas vezes em ligar para os membros da equipe em caso de dúvida, mesmo as mais simples, para que nada saia do esperado. Evite mensagens de celular e e-mails se houver alguma urgência.

Voltar
Nossos Convênios
GastroMed Garanhuns

Gastromed Garanhuns

Av. Gonçalves Maia, 144

Heliópolis - Garanhuns-PE

87 3762-0809

87 9 9649 8046 TIM (WhatsApp)

87 9 8139 7900 VIVO

© Copyright 2019 - GastroMed Garanhuns - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium