Cirurgia Bariátrica

Considerada uma doença crônica, multifatorial, a Obesidade Mórbida, é caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal.


É classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tendo por base o chamado “Índice de massa corporal” (IMC), calculado ao dividir-se o peso pela altura ao quadrado (P/A²). Pacientes com IMC acima de 30Kg/m² já são considerados obesos. 


A obesidade mórbida tem múltiplos aspectos envolvidos, que levam em conta a genética, fatores culturais e emocionais.


A vida moderna comporta fatores de risco como estresse, sedentarismo, falta de tempo para se alimentar adequadamente e uma dieta rica em alimentos industrializados, rica em calorias e gorduras, e pouco nutritiva.


O excesso de peso, por sua vez, conduz à sensação de culpa e ansiedade, podendo chegar à depressão. 


Alterações hormonais, principalmente relacionadas com problemas na tireoide, também podem predispor ao ganho de peso (assim como à perda), sobretudo em períodos como a gravidez. Por fim, a diminuição do metabolismo em homens e mulheres, em conjunto com uma vida sedentária, é outro agravante para os portadores de obesidade.


Conforme o aumento do grau de obesidade, elevam-se também os riscos de surgimento de doenças associadas. Entre elas, hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídeos aumentados), doenças articulares, esteatose hepática, síndrome de ovários policísticos, problemas cardiovasculares e insuficiência venosa.


A cirurgia, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago, reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. O conceito de cirurgia metabólica foi incorporado há alguns anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças relacionadas a obesidade – como o diabetes.


Em cerca de 80% dos casos, a cirurgia bariátrica consegue curar ou reduzir a incidência dessas doenças, inclusive o diabetes tipo II.

Últimas notícias
Nossos Convênios
GastroMed Garanhuns

Gastromed Garanhuns

Av. Gonçalves Maia, 144

Heliópolis - Garanhuns-PE

87 3762-0809

87 9 9649 8046 TIM (WhatsApp)

87 9 8139 7900 VIVO

© Copyright 2018 - GastroMed Garanhuns - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium